Aleae Consultoria agora é Quantitus

 

BANCOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

 

Auxiliamos bancos e instituições financeiras na implantação de curvas e modelos de precificação de derivativos no intraday, estruturação de produtos com opções, como o zero cost collar e o COE - Certificado de Operação Estruturada e hedge da carteira de clientes. Também provemos treinamento de capacitação sob medida para as diferentes áreas do banco. 

 

____

 

PRECIFICAÇÃO DE DERIVATIVOS E ATIVOS

 

Algumas instituições financeiras precisam implementar curvas, precificar e viabilizar o hedge das operações para carteira de clientes A Quantitus auxilia na elaboração de curvas de mercado, tais como dólar e cupom cambial, que permite a cotação de opções, swaps, NDF e operações como zero cost collar e participating forward. Veja mais detalhes aqui

____

 

ESTRUTURAÇÃO DE PRODUTOS

 

Produtos de envolvam derivativos podem ser oferecido para clientes, tanto Corporativos como Pessoa Física. Veja mais detalhes aqui

 

prec

Precificação de derivativos e ativos

 

____

 
PRECIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS

 

A precificação de instrumentos financeiros é necessária para os serviços de administração de fundos, para marcação a mercado da carteira dos bancos e para implantação de sistemas de controle de posições. A precificação segue o conceito de mark to market para ativos negociados no mercado financeiro e derivativos.

 

O mark to market pode ser obtido por market value ou fair value. Fair value é uma estimativa do valor de mercado do ativo, na data base de avaliação. O valor de mercado também pode ser obtido por market value, quando o ativo é negociado no mercado e possui valor recente de negociação, por exemplo, uma ação negociada em bolsa.

 

Quando o ativo não possui histórico de negociação, ou quando a última negociação é defasada, deve-se utilizar o conceito de fair value. No fair value o valor justo do ativo é obtido por comparação com outros ativos ou variáveis observáveis no mercado.

 

Conforme a instrução CVM nº 438/2006 de contabiliade de fundos, os ativos integrantes das carteiras devem ser registrados pelo valor efetivamente contratado ou pago, e ajustados, diariamente, ao valor de mercado, mark to market, reconhecendo-se contabilmente a valorização ou a desvalorização, no resultado do período.

 

Fale sobre precificação com nossos consultores

estr

Estruturação de Produtos

 

____

 
COE - CERTIFICADO DE OPERAÇÃO ESTRUTURADA

 

O COE é um título único, indivisível e híbrido, composto por um título de renda fixa e por derivativos, que proporcionam ao investidor um rendimento diferente da renda fixa tradicional. O resultado para o investidor pode ser uma renda variável, índices de ações, moedas ou outros fatores de risco preestabelecidos.

O COE, emitido por instituições financeiras para seus clientes, é indicado para os investidores que querem obter ganhos em renda variável, mas não estão dispostos a perder o capital investido.

 

O COE é uma modalidade alternativa de captação de recursos para a instituição financeira emissora, assim como são as Letras Financeiras.

O COE permite que o banco emissor obtenha uma captação de longo prazo. A utilização desse instrumento como forma de captação, auxilia a instituição emissora em sua gestão de ativos e passivos, conhecida como ALM - Asset Liability Management.

Em geral, os bancos possuem carteiras de ativos prefixados de longo prazo, como por exemplo, financiamentos de veículos. Reciprocamente, a emissão de COE permite que, em seu passivo, o banco obtenha uma captação prefixada de longo prazo.

Além de ser uma modalidade eficiente de captação, o COE ainda pode permitir um ganho para a instituição financeira com os derivativos que o compõe.

Esses derivativos, além de proporcionar uma proposta de investimento diferenciada para o cliente, podem também se tornar uma estratégia lucrativa para a instituição emissora, desde que estes derivativos sejam devidamente precificados no momento da emissão e gerenciados em um livro específico para derivativos de COE.

 

Fale sobre COE com nossos consultores