A Quantitus oferece soluções quantitativas para precificação de ativos e derivativos, estrutura processos de hedge de riscos cambiais e de commodities, realiza cálculo de fair value de instrumentos financeiros complexos e elabora o plano de opções de compra de ações para os executivos da sua empresa. Mais detalhes, clique aqui
GESTORES DE FUNDOS E TESOURARIAS
Trabalhamos lado a lado com gestores de fundos ou tesourarias na criação de books com estratégias quantitativas utilizando robôs de negociação em altra frequência, realizamos cálculos de gregas e superfície de volatilidade. Além disso, a Quantitus atua na assessoria para abertura de fundos estruturados em parceria com os principais players do mercado financeiro. Mais detalhes, clique aqui
BANCOS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Auxiliamos bancos e instituições financeiras na implantação de curvas e modelos de precificação de derivativos no intraday, estruturação de estratégias com opções, como o zero cost collar, estruturação do hedge da carteira de renda fixa para atender o asset liability management. Também provemos treinamento de capacitação sob medida para as diferentes áreas do banco. Mais detalhes, clique aqui
____
A empresa que possui dívidas em dólar, ou contas a receber em outras moedas ou até mesmo custos que dependem do preço de commodities está sujeita a volatilidade dos preços de ativos e moedas. A Quantitus oferece os procedimentos necessarios para sua gestão de hedge. Veja mais detalhes aqui
____
FAIR VALUE E MARCAÇÃO A MERCADO
A precificação de instrumentos financeiros pode se tornar uma tarefa complexa, dependendo das características, se possuem derivativos embutidos, ou sejam títulos híbridos. Nossa maior especialidade é a precificação desses instrumentos. Veja mais detalhes aqui
____
A rentenção de executivos chave da empresa se tornou uma necessidade para a segurança da continuidade dos negócios, o plano de opções de compra de ações ou Stock Option Plan é uma forma de remuneração baseada em ações, utilizadas como mecanismo de atração e retenção de pessoas importantes para a empresa. A Quantitus atua na elaboração dos planos e cálculo de fair value. Veja maos detalhes aqui
____
OPERAÇÕES QUANTITATIVAS COM ROBÔS
Estratégias usualmente utilizadas em fundos multimercado ou nas mesas quantitativas das principais instituições financeiras. Utilizamos programação para elaborar robôs customizados para executar as principais operações do mercado financeiro, principalmente em alta frequência. Montamos books com operações, tais como: trading de volatilidade, long & short, cash and carry e opções binárias. Marque uma conversa com nossos consultores. Veja mais detalhes aqui
____
FUNDOS ESTRUTURADOS E EXCLUSIVOS
Em parceria com os principais players do mercado, assessoramos a abertura de FIDC - Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Corporativos, que permitem a troca de recebíveis de fornecedores e crédito consignado para funcionários da empresa. Assessoramos também no processo de abertura de fundos exclusivos para family offices, e processo para administração desses fundos. Veja mais detalhes aqui
____
PRECIFICAÇÃO DE DERIVATIVOS E ATIVOS
Algumas instituições financeiras precisam implementar curvas, precificação e viabilizar o hedge das operações pra book de clientes A Quantitus auxilia na elaboração de curvas de mercado, tais como dólar e copom cambial, que permite a cotação de opções, swaps, NDF e operações como zero cost collar e participating forward. Veja mais detalhes aqui
____
FAIR VALUE E MARCAÇÃO A MERCADO
A precificação de instrumentos financeiros pode se tornar uma tarefa complexa, dependendo das características, se possuem derivativos embutidos, ou sejam títulos híbridos. Nossa maior especialidade é a precificação desses instrumentos. Veja mais detalhes aqui
____
A rentenção de executivos chave da empresa se tornou uma necessidade para a segurança da continuidade dos negócios, o plano de opções de compra de ações ou Stock Option Plan é uma forma de remuneração baseada em ações, utilizadas como mecanismo de atração e retenção de pessoas importantes para a empresa. A Quantitus atua na elaboração dos planos e cálculo de fair value. Veja maos detalhes aqui
Fair value e marcação a mercado
____
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que o sucesso nos negócios depende principalmente de nossos próprios comportamentos, características e atitudes, e não tanto do conhecimento técnico de gestão quanto se imaginava até pouco tempo atrás. No Brasil, apenas 14% dos empreendedores têm formação superior e 30% sequer concluíram o ensino fundamental, enquanto que nos países desenvolvidos, 58% dos empreendedores possuem formação superior.
____
De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor, em 2011 o Brasil tinha 27 milhões de adultos entre 18 e 64 anos que já possuíam ou estavam começando seu próprio negócio – o que representa 1 empreendedor a cada 4 adultos brasileiros. Esses dados levaram o Brasil a uma posição destacada de terceiro país mais empreendedor dentre os 54 países estudados. Outro dado interessante encontrado pelo Ipea, uma agência do governo, é que 37 milhões de trabalhos no Brasil.
Hedge para empresas
____
As empresas utilizam o mercado de derivativos para se proteger contra os riscos de preços de moedas, do mercado de commodities e taxas de juros. O intuito do hedge para as empresas é minimizar riscos que não são diretamente inerentes a atividade operacional, com maior previsibilidade nos resultados.
A elaboração de uma política de hedge detalhada que defina os procedimentos para o hedge pode permitir que a empresa identifique os riscos no qual está exposta, mensure esses riscos e defina quais são os derivativos adequados para mitigar esses riscos.
____
A execução de um hedge tem como objetivo oferecer proteção e segurança. A melhor analogia para o hedge é o seguro de bens. Nesse caso, entenda o hedge como um seguro para preços ativos financeiros ou commodities.
O hedge é uma das formas de reduzir a volatilidade dos lucros de uma empresa e, dessa forma, também reduzir a probabilidade de a empresa entrar em dificuldades financeiras.
Além de aumentar a previsibilidade dos resultados e reduzir a probabilidade de entrar em dificuldades financeiras, o hedge permite uma melhor gestão dos ativos e passivos da empresa, ao torná-los menos voláteis. Assim como torna o fluxo de caixa mais previsível, principalmente em se tratando de recebíveis e exigíveis que não estão representados na moeda funcional da empresa.
____
A política de hedge tem como objetivo principal definir as diretrizes para que o processo de decisão, execução e acompanhamento do hedge seja realizado adequadamente para mitigar ou neutralizar os riscos a que sejam direcionados. Uma política de hedge pode ser isoladamente elaborada, ou ser parte integrante da Política de Gestão de Riscos.
A política de hedge deve ser elaborada dentro do contexto no qual a empresa esteja inserida, logo, as empresas que atuam em diferentes atividades podem possuir políticas de hedge distintas.
____
O índice de efetividade do hedge – IEH – é calculado dividindo-se as mudanças no valor justo do hedge pelas mudanças no valor justo do objeto de hedge, pode ser calculado pontualmente ou cumulativamente. Se o hedge é 100% efetivo, as mudanças no valor justo do hedge e do seu objeto serão as mesmas, porém com sinais inversos. Se as mudanças forem diferentes, ou seja, valor justo do objeto de hedge varie relativamente mais ou menos, teremos inefetividade do hedge.
____
Antes de iniciar o processo implantação do hedge, a empresa precisa identificar os fatores de risco na qual esteja exposta. Vamos entender os fatores de risco como variáveis financeiras cuja oscilação impactam o diretamente o resultado da empresa. A Quantitus realiza os seguintes trabalhos de consultoria com hedge e derivativos:
____
As opções para executivos são uma forma de remuneração baseada em ações, utilizadas como mecanismo de atração e retenção de pessoas importantes para a empresa. Geralmente, faz parte do pacote de remuneração oferecido pela companhia e é também uma forma do beneficiário do plano tornar-se sócio.
O plano de opções de compra de ações tem como objetivo alinhar os interesses dos administradores, beneficiários do plano, com os interesses dos acionistas e mitigar o conflito de agência, ao vincular os ganhos desses administradores com o aumento de valor da ação da companhia.
Os planos de opções de ações possuem uma estrutura muito similar a das opções de compra de ações, as calls, pois também possuem preço de exercício e prazo para vencimento.
É conveniente lembrar que o plano de opções é um benefício adicional ao pacote de remuneração dos executivos, ou seja, não é excludente aos planos de bônus ou participação nos resultados.
O plano de opções consiste no direito de compra de certa quantidade de ações da companhia, cedido ao funcionário beneficiário do programa, a um determinado preço de exercício por ação – ou preço de compra da ação – que deve ser exercido em um período, ou prazo de exercício.
Na data do exercício do direito, as ações alienadas ao beneficiário do plano devem ser objeto de uma nova subscrição ou devem estar em tesouraria.
Os demais acionistas da empresa não têm direito de subscrição sobre as ações destinadas aos planos de opções. Dessa forma, ocorre a diluição do capital da companhia proporcional à quantidade das novas ações subscritas.
O beneficiário do plano pode exercer o direito de compra das ações disponibilizadas a partir de cada uma das datas de maturação (vesting) do plano, podendo exercer o direito de compra até a data de expiração do direito.
____
As Companhia devem apresentar demonstrativos financeiros em conformidade com os novos padrões contábeis brasileiros (Lei 11.638 publicada em 28 de dezembro de 2007). Portanto, os planos de opção de compra de ações devem ser avaliados na data das concessões dos direitos aos seus beneficiários, conforme a norma contábil internacional IFRS 2, na qual se baseia o “Pronunciamento Técnico CPC nº. 10 – Pagamento Baseado em Ações” aprovado pela Deliberação CVM nº. 562/08.
____
Os Plano de opções podem diferir muito entre um e outro. Existem diferenças se as outorgas do plano são do tipo primário (emitido pela Companhia) ou secundário (emitido pelo acionista controlador). Em ambos os casos a Companhia precisa reconhecer as despesas onde os serviços estão sendo prestados. Se o plano venha a sofrer modificações, como redução de preço de exercício ou extensão do prazo do direito, a Companhia também deve reconhecer despesas relativas a ampliação dos benefícios emitidos ou outorga de novos direitos.
A nossa metodologia consiste na utilização de modelo de precificações de Opções na fronteira do conhecimento em derivativos. Alguns planos podem utilizar equações fechadas como o modelo de Black e Scholes (1973), Merton (1973) ou Garman–Kohlhagen (1983). E casos específicos, quando são utilizadas estrutura americanas (direito a qualquer momento) ou travas de preços, o modelo para precificação deverá ter como base um procesos estocástico com Simulação de Monte Carlo ou Modelo Binomial.
____
O SOPSYS é um sistema integrado, utilizado por Companhias que possuem Planos de Opções, que fornece informações para o beneficiário do Plano, para o Departamento de Recursos Humanos, para o Departamento Financeiro e para a Contabilidade.
Uma solução completa oferecida pela Quantitus Consultoria para seus clientes.
As Companhias podem ser fechadas ou abertas, com opções outorgadas com liquidação em caixa - Liability Plan, ou liquidação feita com intrumentos patrimoniais - Equity Plan.
Com o SOPSYS a outorga de opções fica organizada e os beneficiários poderão acessar sua posição de opções de ações em qualquer momento.
Solicite uma demonstração do SOPSYS em sua empresa.
____
Quando a Quantitus o auxilia a empresa com seu plano de opções, sob a luz do CPC10, oferecemos as seguintes soluçoes:
____
Fique a contade para entrar em contato, teremos prazer de marcar uma visita para conversarmos sobre a melhor solução para sua Companhia. Contate-nos.